Controle de Armas

Todos os anos, armas convencionais matam milhares de civis e abastem conflitos armados em todo o mundo. Atualmente, aproximadamente 875 milhões de armas de fogo circulam no mundo. Um estudo realizado em 2015 mostrou que em torno de 508 mil pessoas morrem por ano vítima de violência armada. 86% destas mortes ocorreram em sociedades em paz, enquanto apenas 14% ocorreram em países envolvidos em conflitos armados.

Tais números são ainda mais preocupantes ao considerar a América Latina e o Brasil. Um estudo publicado em 2013 pela ONU mostrou que 33% dos homicídios com armas de fogo no mundo ocorreram na América Latina e Caribe. No Brasil, cerca de 70% dos homicídios registrados foram cometidos com armas de fogo, enquanto que nas Américas esta taxa é de 66%.

O estabelecimento de regras e controle sobre a posse e a transferência de qualque tipo de arma é necessário para garantir a proteção à vida e construir sociedades pacíficas. Neste sentido, a Dhesarme trabalha para avançar a promoção e a implementação do Tratado de Comércio de Armas.