A DHESARME

A Dhesarme – Ação pelo Desarmamento Humanitário é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, independente, sediada em Foz do Iguaçu\PR, Brasil. Seu objetivo é promover e avançar a agenda de desarmamento humanitário e controle de armas no Brasil e no mundo, em especial nos países de língua portuguesa e na América Latina, por meio de ativismo, nacional e internacional, advocacy junto aos órgãos governamentais e produção de conhecimento.

A Missão da Dhesarme é trabalhar em prol do desarmamento humanitário, contribuindo para a construção de sociedades pautadas pelos valores da cultura da paz e do respeito aos direitos humanos.

Por ‘desarmamento humanitário’, consideramos o entendimento de que os processos de desarmamento devem ser pautados pelo imperativo humanitário de proteger a população civil dos impactos inaceitáveis causados pelo uso de certas armas. Do mesmo modo, o estabelecimento de regras e controle sobre a transferência de qualquer tipo de arma é necessário para garantir a proteção à vida e construir sociedades pacíficas. Deste modo, consideramos processos de desarmamento e controle de armas como ações humanitárias.

A Dhesarme trabalha atualmente com cinco temas principais: I) Erradicação de Minas Terrestres; II) Erradicação de Munições Cluster; III) Banimento de Armas Nucleares; IV) Proibição de Armas Letais Autônomas; e V) Controle sobre Comércio Internacional de Armas.

Apesar de estar sediada em Foz do Iguaçu, a Dhesarme é uma organização cuja atuação transcende as fronteiras locais e nacionais, estando conectada a diversas organizações nacionais e sendo membro das principais campanhas internacionais relacionadas aos temas com os quais trabalha.