Ações

A Dhesarme desenvolve suas atividades por meio de três tipos de ações:

– Ativismo

Por ativismo, entendemos a conscientização, capacitação e mobilização da sociedade civil para atuar de forma propositiva nas diversas esferas sociais em prol dos objetivos e valores promovidos pela Dhesarme.

– Advocacy

A Dhesarme atua frente às instâncias governamentais, visando influenciar a política externa brasileira através do monitoramento do cumprimento das obrigações assumidas internacionalmente no campo do desarmamento humanitário e controle de armas, e da pressão para construção de políticas pautadas pela defesa da paz e pela prevalência dos direitos humanos, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e condizentes com os princípios de direito internacional humanitário.

– Produção de Conhecimento

A Dhesarme produz pesquisas sobre os temas de desarmamento humanitário e controle de armas, buscando analisar os processos e os regimes internacionais existentes na área, e a política brasileira perantes esses assuntos a fim de propor soluções aos desafios identificados. Além disso, a Dhesarme traduz documentos oficiais, tratados, relatórios e notícias em outros idiomas para o português, visando aumentar a acessibilidade no Brasil a informações e materiais existentes no campo do desarmamento humanitário e controle de armas. Soma-se a isso o fomento à pesquisa na comunidade acadêmica brasileira através de parceiras com universidades, palestras, minicursos e realização de concursos de artigos acadêmicos.